Welcome to the Madeira Ports!

Welcome to the Madeira Ports!
In this site you can find all the information and up-to-date news about the ports activity of the Autonomous Region of Madeira, whether it be with regard to its tourist or commercial component.

NOV

APRAM rentabiliza espaços

A Administração dos Portos da Madeira, em estreita colaboração com a Invest Madeira, está a rever a situação dos espaços sob a sua jurisdição não apenas numa ótica de rentabilização, mas também de diversificação dos serviços oferecidos aos passageiros e tripulantes dos cruzeiros, bem como na dinamização do tecido empresarial, em especial numa vertente ecológica.

Nesse sentido, foram já concretizados dois licenciamentos: na plataforma n.º 1, na Zona de Apoio logístico do Porto Novo, ZAL, com o aluguer de uma parcela de terreno à empresa Hipersucata para a construção de um armazém para separação e reciclagem de resíduos de sucata e com o licenciamento de dois espaços nos Portos do Funchal e do Porto Santo à sociedade “Final Algorithm, Lda.” para o aluguer de bicicletas.

De acordo com os operadores de cruzeiros, o Porto do Funchal “é dos que oferece mais e maior diversificação de serviços”, uma vertente que a Administração dos Portos da Madeira quer manter e alargar de forma sustentada.

A crescente procura pelo Porto do Porto Santo impõe que se disponibilizem mais serviços complementares aos turistas que visitam a ilha que tem sido promovida pela APRAM nas feiras mundiais do setor como um destino dos designados “paraísos ambientais” cada vez mais em voga.

Read more...
 
NOV

Movimento de mercadorias na Madeira mantém crescimento

O movimento de mercadorias nos Portos da Madeira cresceu 2% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado.

No total, foram movimentadas 1 073 808 toneladas de mercadorias (1 048 172 toneladas, em 2017).

Os números revelam a dependência do exterior, com 862 056 toneladas de carga a entrar e 211 752 a sair.

A carga contentorizada cresceu tanto nas importações como nas exportações. Foram apuradas um total de 702 512 toneladas, enquanto no ano passado, situou-se nas 666 661 toneladas.

De salientar, o Porto do Caniçal, o porto de abastecimento e de exportação da Madeira, que cresceu 6% neste mesmo período, com movimentos de 782 369 toneladas (737 640 toneladas, em 2017).

Também o Terminal dos Socorridos registou um aumento de 18% nos movimentos, com 48 144 toneladas nestes primeiros nove meses do ano, (40 641 toneladas, no mesmo período em 2017).

Read more...
 
NOV

Lançados concursos públicos para várias obras portuárias

A Administração dos Portos da Madeira lançou recentemente, concursos públicos para três grandes obras: a recuperação e requalificação do Cais da Ponta do Sol, a dragagem do Porto do Funchal, bem como a grande reabilitação deste porto.

Trata-se de um investimento do Governo Regional que no total ultrapassa os 6 481 000 euros, feito em contrato programa com a APRAM.

Todas estas obras vão estar no terreno no primeiro semestre do próximo ano.

A grande intervenção no Porto do Funchal leva a maior fatia, cerca de 5 milhões de euros. A obra será concluída em 10 meses e não vai colidir ou atrapalhar a operação dos navios de cruzeiro.

Prevê a recarga do manto de tetrápodes de 25 toneladas, a reparação de todo o muro cortina e o reforço da fundação da rampa ro/ro que apresenta falhas na estrutura.

A dragagem do Porto do Funchal, cujo plano foi aprovado pela Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, DROTA, prevê a retirada de 36 mil m3 de sedimentos, em quatro meses. O investimento atinge os 706 mil euros.

Para a reabilitação e requalificação do Cais da Ponta do Sol estão destinados 775 mil euros e prevê-se que os trabalhos tenham uma duração de nove meses.

Todas as intervenções de recuperação e consolidação daquela infraestrutura, construída no século XIX, vão preservar e reutilizar os materiais originais, uma vez que o objetivo principal é elevar aquele cais a património regional, pelo que serão retirados todos os elementos dissonantes.

Read more...
 
OUT

Edital: notificação, por ocupação abusiva

A Administração dos Portos da Madeira, S.A. notificou hoje, os proprietários das embarcações "Corazon del Mar", "Sr.ª da Bonança", "MORRIGAN LO", "AJUDA", "CATHERINE", "MARIBELA" E "TORPEDO III" a retirarem as mesmas, da Plataforma n.º 1, localizada na zona de Apoio Logistico do Porto Novo.

Leia o Edital aqui

Read more...
 

 

 

FaLang translation system by Faboba