JANELA ÚNICA LOGÍSTICA (JUL)

PROJETO Nº POCI-04-2655-FC-000008

APOIO NO ÂMBITO DO REGIME DE APOIO A INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTES (RAIT)

IMPLEMENTAÇÃO DA JANELA ÚNICA PORTUÁRIA III/JANELA ÚNICA LOGÍSTICA (JUPIII/JUL)

 


SÍNTESE DO PROJETO:

O Projeto tem como objetivo a implementação em todos os portos nacionais e de uma solução informática integrada suportada por uma nova versão da JUP (JUPIII) com a finalidade de atualizar e estender o sistema JUP a toda a cadeia logística, integrando os meios de transportes terrestres e desenvolver ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

A Operação permitirá assegurar uma maior fluidez da informação e aumentar a eficiência dos portos portugueses e das respetivas cadeias logísticas através da simplificação e desmaterialização dos procedimentos nos transportes no contexto nacional e internacional, a redução de custos administrativos e de tempos de trânsito de mercadorias e o aumento da eficiência e competitividade das cadeias logísticas.

Serão envolvidos no Projeto todas as administrações portuárias do Continente e Ilhas e os todos os atores relevantes que aceitem acompanhar a sua execução.


TRABALHOS A EXECUTAR:

O Projeto envolve a construção de um novo Modelo de Referência Nacional e a implementação da Janela Única Logística (JUL) em cada Administração Portuária, incluindo a instalação do Hardware e Software de base necessário ao seu funcionamento. A disseminação da JUL a nível nacional será precedida da execução de projetos-piloto nos portos da Madeira, Sines e Leixões, bem como a sua integração com a camada nacional. A Operação inclui ainda ações de gestão, coordenação e assistência técnica que se estenderão pelos 2 anos subsequentes.


PERÍODO DE EXECUÇÃO:

2018 e 2019


ESTADO DOS TRABALHOS:

Já foi adjudicado o concurso público internacional a um cluster de parceiros tecnológicos composto pelas seguintes empresas:
- Andrade Dias;
- Egapi;
- Indra Sistemas Portugal;
- Marlo;
- MitMyNid;
- Xperienz


No dia 5 de março de 2018 iniciaram-se os trabalhos para a 1ª fase do projeto – construção do modelo de referência nacional.

O equipa de projeto encontra-se a trabalhar já na 4ª fase do projeto - Testes e pilotos.

No iníco de abril de 2019, o 1º piloto da JUL arrancou em todos os portos da Madeira.

Atualizado em 03/04/2019

 

Janela Única Logística

Projeto ECOMARPORT

O Projeto ECOMARPORT (Transferência de tecnologia e ECO-inovação) para a gestão ambiental e MARinha em áreas PORTuárias da Macaronésia visa promover a I+D+i Marinho-Marítima das regiões Macaronésia europeias e africanas, implementando uma rede operacional de observação ambiental e marinha em termos de qualidade da água e do ar nos portos (verdes na Macaronésia), através do desenvolvimento e utilização de tecnologias avançadas, sustentáveis, geração de produtos e ferramentas de valor para todos os seus usuários, tudo através de transferência de tecnologia adequada e eficiente e a cooperação entre os setores público e privado no domínio da ciência e tecnologia marinho-marítimas, promovendo oportunidades de negócio no contexto do Crescimento da Azul. ECOMARPORT é um projeto de cooperação transfronteiriça enquadrado na chamada para propostas INTERREG-MAC 2014-2020 e diretamente em linha com a estratégia de promover a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, sendo estes os seus objetivos, para promover o investimento das empresas em inovação, o desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de I+D e centros de ensino superior, com especial ênfase no desenvolvimento de produtos e serviços, a transferência de tecnologia, a inovação aberta através de uma especialização inteligente, apoiar a investigação de natureza tecnológica aplicada, linhas piloto e ações de validação dos produtos, a as capacidades de fabricação avançada e primeira produção em tecnologias chaves e a difusão de tecnologias multiúsos.

 

Para mais informações clicar no link em baixo.

http://www.ecomarport.eu

 

Ecomarport

 

Madeira 1420

 


Designação do projeto| Requalificação e Reabilitação do Cais da Ponta de Sol

Código do projeto| M1420-05-2114-FEDER-000014

Objetivo principal| Dinamizar os territórios rurais

Região de intervenção| Ponta do Sol - Região Autónoma da Madeira  

Entidade benificiária| APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A.

 

Data de aprovação|  21/12/2017

Data de início| 12/10/2017

Data de conclusão| 31/12/2019

Custo total elegível| 990.000,00 €

Apoio financeiro da União Europeia|  841.500,00 €

 

Apoio financeiro público nacional/regional| 148.500,00 €

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos: 

Execução da empreitada resultante de projeto técnico executado em 2018 que permitirá, após intervenção em pavimentos, capeamentos de muros, guardas metálicas, juntas das paredes em alvenaria, iluminação e escoamento de águas, preservar o património existente e construído em meados do século XIX, sem o descaracterizar e devolver a dignidade merecida, valorizando o conjunto cénico da Vila da Ponta do Sol, promovendo um destino turístico rico que pretende cativar visitantes de diversas nacionalidades e faixas etárias. Será executada também a substituição da rede de contenção da falésia adjacente ao cais, já em fim de vida, de a garantir a segurança dos visitantes e utentes do cais.

 

História 

O Cais da Ponta do Sol foi construído entre os anos de 1848 e 1850 e integra a área de jurisdição da APRAM – Administração do Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. O Cais é um ponto de referência do concelho, construído junto à casa da guarda e da antiga prisão escavada na rocha, tendo sido projetado pelo engenheiro Tibério August Blanc.O Cais da Ponta do Sol foi construído entre os anos de 1848 e 1850 e integra a área de jurisdição da APRAM – Administração do Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. O Cais é um ponto de referência do concelho, construído junto à casa da guarda e da antiga prisão escavada na rocha, tendo sido projetado pelo engenheiro Tibério August Blanc.O Cais da Ponta do Sol era o porto secundário mais importante da Madeira até finais do século XIX. Com um movimento médio anual de cerca de 8.000 toneladas (produtos de terra e granéis alimentícios importados do Funchal para consumo da população) e 25.798 passageiros movimentados em 1947. Além de ter servido para o embarque e desembarque de pessoas e bens, funcionou como troço do caminho real de ligação ao Lugar de Baixo, que se abriu posteriormente na rocha.Trata-se de uma obra de engenharia hidráulica construída por caixas murárias assentes num derrame lávico de composição máfica do complexo vulcânico superior. O Cais possui estrutura em folha simples de alvenaria de pedra de geometria regular, em uma das faces, e irregular argamassada, não rebocada com juntas irregulares entre alinhamentos horizontais. A principal característica arquitetónica do Cais é uma ponte em arco de pedra suspenso de volta quase perfeita que interliga a sua parte marítima ao promontório costeiro.A geometria do Cais, com exceção da sua parte costeira na sequencia de arranjo urbanístico e de consolidação da arriba, não sofreu qualquer alteração desde a data da sua construção, nem a sua estrutura foi sujeita a grandes trabalhos de beneficiação ou de reabilitação estrutural ao longo do tempo. A planta original do projeto do Cais da Ponta do Sol mantem-se atualizada.Com a implementação da operação no cais da Ponta do Sol, melhorar-se-á as condições de rentabilidade e otimizar-se-á a exploração dos recursos turísticos e culturais da RAM.A implementação da operação de requalificação e reabilitação, permitirá preservar o património existente, sem o descaracterizar e devolver a dignidade merecida, valorizando o conjunto cénico da Vila da Ponta do Sol, promovendo um destino turístico rico que pretende cativar visitantes de diversas nacionalidades e faixas etárias.

 

Cais ponta do sol

 

 

As pernoitas de uma e duas noites aumentaram no Porto do Funchal. No ano passado, tivemos 60 escalas de cruzeiros, em estadias de uma noite e 14 em duas noites. Neste último caso, destaca-se a Companhia TUI Cruises.

Mais de 90% destas pernoitas são de navios da rota Madeira-Canárias, os outros são navios do norte da Europa que vão a Canárias e regressam. Há poucos ou quase nenhuns navios em escala transatlântica. Os poucos que existem têm a ver com questões de mau tempo.

Este aumento das pernoitas traz um outro quadro à situação. Se os navios ficam aqui mais uma ou duas noites, significa mais movimento e ocupação de cais, embora continue a contar só como uma escala.

Se compararmos com o que se passa com o turismo tradicional em que as contagens são feitas por cama e por noite, significa que por exemplo, aplicando o mesmo modelo, o “Mein Schiff 1” que fica aqui 2 noites, de 15 em 15 dias, contaria como duas escalas e duplicaria o número de passageiros.

A Administração dos Portos da Madeira abriu concurso público para atribuição de licença precária de ocupação e utilização de espaços, destinados à venda de street food na Praça do Povo.

Programa de concurso aqui

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