A equipa de trabalho do projeto Janela Única Logística, JUL esteve reunida por dois dias na Administração dos Portos da Madeira (APRAM) para seguimento dos trabalhos de análise, especificação de requisitos e harmonização de procedimentos.

Foram dois dias de trabalho intenso, focalizados no conjunto de procedimentos mais importantes para a construção do primeiro piloto do projeto, que são os portos da Madeira.

No primeiro dia foram abordados, do ponto de vista funcional, os pacotes de trabalho relativos aos requerimentos às autoridades, requisição de serviços, gestão de resíduos e faturação.

O segundo dia contou com duas sessões em paralelo, a primeira relativa aos trabalhos técnicos e gestão do projeto, e a segunda relativa à pré-faturação e Fatura Única Portuária, FUP. Na segunda sessão estiveram presentes elementos da Comunidade Portuária, nomeadamente as autoridades envolvidas no Despacho de Largada nos portos da Madeira, bem como representantes dos agentes de navegação e despachantes.

A APRAM considera o projeto JUL estratégico para todos os portos portugueses e está fortemente empenhada na concretização dos resultados do mesmo, tendo sido responsável por todo o suporte logístico para a realização destas sessões de trabalho.

Recorde-se que o projeto JUL tem como âmbito a modernização e evolução da Janela Única Portuária a todos os meios de transporte na intermodalidade portuária, de forma a tornar os portos portugueses mais competitivos, amigos do ambiente e com maior cobertura dos seus hinterlands.

FaLang translation system by Faboba