A Administração dos Portos da Madeira lançou recentemente, concursos públicos para três grandes obras: a recuperação e requalificação do Cais da Ponta do Sol, a dragagem do Porto do Funchal, bem como a grande reabilitação deste porto.

Trata-se de um investimento do Governo Regional que no total ultrapassa os 6 481 000 euros, feito em contrato programa com a APRAM.

Todas estas obras vão estar no terreno no primeiro semestre do próximo ano.

A grande intervenção no Porto do Funchal leva a maior fatia, cerca de 5 milhões de euros. A obra será concluída em 10 meses e não vai colidir ou atrapalhar a operação dos navios de cruzeiro.

Prevê a recarga do manto de tetrápodes de 25 toneladas, a reparação de todo o muro cortina e o reforço da fundação da rampa ro/ro que apresenta falhas na estrutura.

A dragagem do Porto do Funchal, cujo plano foi aprovado pela Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, DROTA, prevê a retirada de 36 mil m3 de sedimentos, em quatro meses. O investimento atinge os 706 mil euros.

Para a reabilitação e requalificação do Cais da Ponta do Sol estão destinados 775 mil euros e prevê-se que os trabalhos tenham uma duração de nove meses.

Todas as intervenções de recuperação e consolidação daquela infraestrutura, construída no século XIX, vão preservar e reutilizar os materiais originais, uma vez que o objetivo principal é elevar aquele cais a património regional, pelo que serão retirados todos os elementos dissonantes.

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click