A JUL, Janela Única Logística, a plataforma informática que vai colocar os portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária vai funcionar em pleno no dia 8 de abril, nos portos da Madeira, (Funchal, Caniçal e Porto Santo) considerados primeiro porto piloto deste projeto.

Depois de ter entrado em produtivo no passado dia um de abril, com um período de transição da antiga JUP, Janela Única Portuária para a JUL, a partir das 00h00 do próximo dia 8 as escalas com ETA serão só e apenas lançadas nesta nova plataforma.

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Lígia Correia lembra que o sucesso na implementação desta nova plataforma nos portos da Madeira, implicou “mais de um ano de sucessivas reuniões na região e no continente, de ações de formação que envolveram mais de uma centena de pessoas da comunidade portuária madeirense e uma segunda fase de dois meses e meio de testes intensivos que trouxeram muito trabalho acrescido, ao replicar duplamente os dados na JUP e na JUL, mas permitiram que se cumprissem atempadamente as várias etapas para o funcionamento pleno desta nova plataforma.”

“É de salientar que isto só foi possível, com o empenho e dedicação de toda a comunidade portuária, públicos e privados, que enriqueceram esta ferramenta que vai agora ser adaptada nos portos nacionais, tendo em conta as suas próprias especificidades, de modo a harmonizarmos os procedimentos em todos os portos portugueses”, considera Lígia Correia.

A construção desta plataforma digital do sistema logístico-portuário começou em março do ano passado, na Madeira, e envolveu mais de uma centena de funcionários de várias entidades públicas e privadas da região. Em outubro iniciaram-se os primeiros testes e a formação para todos os utilizadores.

A APRAM foi escolhida como primeiro porto piloto, precisamente por reunir realidades diferenciadas como o Porto do Funchal, o Porto do Caniçal e o Porto do Porto Santo.

A JUL alarga a JUP, a Janela Única Portuária a toda a cadeia logística, integrando os meios de transporte terrestres e as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

A ideia é assegurar uma maior fluidez de informação e aumentar a eficiência dos portos portugueses e das respetivas cadeias logísticas, através da simplificação e desmaterialização dos procedimentos nos transportes no contexto nacional e transfronteiriço, bem como a redução de custos administrativos e dos tempos de trânsito das mercadorias.

O projeto envolve a construção de um novo Modelo de Referência Nacional e a implementação em cada Administração Portuária, incluindo a instalação de hardware e software de base necessários ao funcionamento desta plataforma.

A JUL, um projeto da Associação dos Portos de Portugal de que a APRAM é membro fundador, é um investimento que atinge os 5,1 milhões, cofinanciada a fundo perdido pelo Compete 2020, em 85%.

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