O Porto do Funchal movimentou em 2016, entre passageiros e tripulantes dos navios de cruzeiro, 724 550 pessoas que chegaram nas 294 escalas registadas ao longo do ano. O número de passageiros situou-se nos 520 172 e o de tripulantes nos 204 378.

Os ingleses e os alemães continuam a ser as nacionalidades que dominam entre os passageiros que visitam a Madeira, através de um cruzeiro.

Em 2016, a maioria dos navios que escalaram o Porto do Funchal foram mais pequenos, refletindo as opções das companhias que decidiram colocar os navios maiores no mercado asiático, Austrália e alguns, nas Caraíbas.

As reservas para 2017 apontam para 304 escalas e um movimento de passageiros, acima do meio milhão, pelo que a Administração dos Portos da Madeira está otimista, uma vez que os números verificados em 2016 e os que se esperam para o corrente ano, confirmam a consolidação dos objetivos de mercado da empresa.

Neste novo ano, o Porto do Funchal deverá ter 12 estreias de navios de cruzeiro, oito que nos visitam pela primeira vez e outros três que mudaram de nome.

A primeira escala inaugural é a 5 de março, o “Viking Star”. Segue-se a 30 desse mesmo mês, o “Soleal”, a 10 e 20 de abril, o “Midnatsol” e o “Mein Schiff 5”, a 23 de maio, o “Monarch”, a 10, a 13 e a 28 de novembro, o “Norwegian Star”, o “AIDAprima” e o “Veendam” e o “MSC Seaside” a 10 de dezembro.

O “TUI Discovery”, antigo “Splendour of the Seas” e o “TUI Discovery 2”, ex. “Legend of the Seas”,  chegam à Madeira a 2 de maio e a 28 de setembro, respetivamente. O atual “Columbus”, antes “Pacific Pearl” vem a 20 de maio.

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click