10

O Presidente do Governo Regional da Madeira anunciou no “Dia do porto” a ampliação da Pontinha em cerca 400 metros, uma empreitada que vai integrar o programa do governo 2019-2023.

 

Miguel Albuquerque considera que esta “é uma obra importante, porque dará maior capacidade operacional ao Porto do Funchal, protegerá a cidade e dá a possibilidade de ampliar e reformular a marina.”

Neste momento, decorrem os estudos técnicos, essenciais a uma obra desta envergadura que visa o prolongamento do molhe da Pontinha, em cerca de 400 metros, criando condições de acostagem, no cais 8, com operacionalidade superior a 95%, em qualquer época do ano. Pretende-se também a redução das condições de reflexão e agitação no interior da bacia portuária que permitam a acostagem plena dos navios nos diversos cais existentes em qualquer época do ano e em idênticas condições de operacionalidade.

Integra o projeto do prolongamento do cais 8 do Porto do Funchal, estudos de intervenção da bacia do porto do Funchal, passando eventualmente pela expansão da área molhada da Marina do Funchal, numa conjugação de remodelação de todas as infraestruturas terrestres e flutuantes que venham a ser entendidas como necessárias.

O procedimento em curso, prevê que as soluções consideradas, sejam aferidas com base em estudos de modelo matemático, sejam posteriormente, estudadas em modelo físico reduzido, e a seguir, ensaiadas em simulador virtual de operações de atracação.

Ainda assim o Presidente do Governo Regional, afirmou que só conta avançar com a empreitada da ampliação do Porto do Funchal, após a construção do novo hospital, considerando esta a obra prioritária do seu programa de governo.

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click