A Madeira recebeu pelo segundo ano consecutivo o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. Além da Madeira, estavam nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. No decorrer de três edições todos os prémios ficaram em Portugal, já que depois da vitória de Lisboa em 2021, a Madeira foi consagrada nos dois últimos anos.
A Cerimónia de Gala dos World Cruise Awards 2023 decorreu domingo à noite no Atlantis The Royal, no Dubai. A noite de passadeira vermelha reuniu personalidades do sector dos cruzeiros, meios de comunicação e clientes de todo o mundo.
“Esta distinção é para nós, e para a região, um grande orgulho, refletindo o sucesso da estratégia levada a cabo pelo Governo Regional da Madeira, através da APRAM, S.A., reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a Região no topo das preferências do turismo de cruzeiro internacional”, afirma Rui Barreto, Secretário Regional da Economia que tutela os portos da Madeira que acrescenta: “Este prémio vai certamente trazer frutos bastante positivos para o futuro e é sem dúvida, um estímulo para as nossas equipas, um reconhecimento do trabalho que tem sido feito por todos os agentes do sector. É também um prémio para os madeirenses que acompanham com gosto a presença do turismo de cruzeiros na nossa região, sobretudo em alturas como o final do ano, quando tradicionalmente, são batidos recordes de visitas e estadias”.
De destacar que na época de 2022-2023, os Portos da Madeira continuaram em alta, tendo registado um movimento de 557 824 passageiros (284 056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1 949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. No mesmo período, registaram-se 286 escalas, menos oito que na época anterior, o que se explica pelo regresso à normalidade do sector, agora, com mais portos abertos e possibilidade de aventurar-se por outras rotas, numa altura de grande procura pelos cruzeiros.
Os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, em 2021. O evento é considerado “irmão” dos ‘World Travel Awards’, criados em 1993 e considerados os “óscares do turismo”, onde a Madeira já conquistou por nove vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e por oito vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”.
Pela primeira vez, todos os agentes de navegação da Madeira que trabalham a área de cruzeiros estão com a APRAM, S.A., na Seatrade Europe, o maior evento de cruzeiros da Europa, que decorre desde esta quarta feira, na cidade alemã de Hamburgo, o que traduz a união e a aposta deste setor regional na consolidação e criação de mais negócio para os portos madeirenses.
Nesta Seatrade estão presentes 23 companhias de cruzeiro. A presidente da APRAM, Paula Cabaço, bem como os agentes de navegação tiveram reuniões ao longo do dia de hoje, com algumas delas, de modo a divulgar e atrair mais escalas para a Madeira.
A presidente do Conselho de Administração e a diretora comercial da APRAM reuniram com a CLIA, (Associação Internacional das linhas de cruzeiro), a CAI (Cruise in the Atlantic Islands) e a Cruise Portugal, com o objetivo de reforçar os esforços de comunicação, no que se refere aos itinerários dos portos do chamado “corredor atlântico”, junto das companhias de cruzeiro, no intuito de promover a Macaronésia como região com potencial para os novos itinerários das companhias.
No mesmo sentido, a representação da APRAM reuniu também, com a MedCruise.
Recorde-se que a APRAM tem vindo a preparar a nova temporada de cruzeiros com os agentes e entidades da comunidade portuária. Nesse sentido, o diretor de Operações e Segurança da APRAM, Paulo Falé, teve cinco reuniões com os agentes de navegação que operam no setor de cruzeiros e iates, a Blatas, JFM Shipping, Ferraz, Funchal Marítima e Transinsular que serviram para debater o planeamento de cruzeiros da nova temporada, identificar o que correu menos bem na época passada e o incremento da qualidade de serviço ao passageiro.
A Seatrade Europe termina na próxima sexta-feira. Reúne 300 executivos de cruzeiros e mais de 250 expositores que “trazem as últimas inovações e produtos do mercado e apresentam portos e destinos de todo o mundo e é considerada "o local ideal para estabelecer novos contactos comerciais ou manter os já existentes, estabelecer contactos com os líderes da indústria e decisores e concluir transações com fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços da indústria de cruzeiros,” conforme refere o site deste evento.
A Madeira está novamente nomeada para os ‘World Cruise Awards’ na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros.
A votação on line decorre até ao próximo dia 15 de setembro. O prémio será anunciado um mês depois na gala que terá lugar, novamente, no Dubai.
A região vai assim tentar conquistar pelo segundo ano consecutivo este galardão. Além da Madeira, estão nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma.
O "Dia do porto" foi hoje assinalado no Porto do Funchal, com várias atividades, incluindo um "open day" que movimentou visitantes de várias idades que puderam contactar com os serviços e funcionários da APRAM, S.A., como a coordenação, a pilotagem e a equipa a bordo, de um dos rebocadores da empresa.
O Clube de Entusiastas de Navios também colaborou nesta visita, explicando o objeto desta associação e as atividades que desenvolve.
Durante a tarde, houve uma sessão oficial que serviu para homenagear os funcionários da APRAM e reuniu várias entidades da comunidade marítima e portuária, bem como o secretário Regional da Economia que tutela a empresa e o presidente da Câmara Municipal do Funchal.
O Porto do Funchal, tal como está hoje, foi inaugurado a 18 de julho de 1962 e foi esta data que serviu de referência para a criação do "Dia do porto".
A obra consistiu no alargamento do cais em todo o seu comprimento e no prolongamento em mais de 457 metros. Foram criadas nesta data, as estruturas fundamentais para o desenvolvimento daquele que é hoje o Porto do Funchal que ao longo da História, passou por várias fases, a primeira delas foi concluída em 1762.
A APRAM, S.A. e agentes de navegação da Madeira participam novamente, na grande feira mundial da indústria de cruzeiros, a Seatrade Cruise Global que decorre até 30 de março, no Convention Center, em Fort Lauderdale, nos EUA, este ano marcada pela constatação de que o turismo de cruzeiros está a recuperar muito rapidamente e que há uma clara aposta do setor na sustentabilidade ambiental.
É neste ambiente positivo que a presidente da Administração dos Portos da Madeira, a responsável comercial da empresa e os agentes de navegação estão a contactar com companhias e decisores, tentando divulgar e atrair mais cruzeiros e companhias para a região.
A APRAM está presente nesta feira em dois stands: da marca “Cruise in the Atlantic Island”, juntamente com Canárias e Cabo Verde, e no stand dos Portos de Portugal.
Esta terça-feira foi o primeiro dia da exposição, já que segunda-feira, as atenções estiveram viradas para o início da conferência que aborda a situação atual da indústria global de cruzeiros, com os principais especialistas do setor.