Por Paula Cabaço *

Confirmou-se o que todos desejávamos: os navios de cruzeiros regressam a partir deste mês aos portos da Região. O que era esperança passou a quase certeza, um quase que se deve ao facto de a pandemia ainda estar por aí!

Prevemos que esta retoma seja gradual e progressiva e tudo aponta que 2023, estaremos perto de alcançar os números anteriores a 2020. Só para termos uma ideia, nos cinco anos anteriores à pandemia, os Portos da Madeira registaram um total de 1493 escalas e um movimento de 2 779 820 passageiros. Este ano, se não houver surpresas, estão previstas cerca de 100 escalas, até ao final do ano. O número de passageiros por navio ficará ainda longe das médias registadas antes da pandemia, pois atualmente, os navios não podem vir lotados, por razões de prevenção, no âmbito da COVID-19.

Durante este longo período de pandemia não estivemos parados, bem pelo contrário, sem navios de cruzeiros, canalizámos as nossas energias para a manutenção e requalificação das nossas infraestruturas e equipamentos, bem como para abraçar novos projetos.

Assim, em 2020, foram concluídas as obras do Porto do Funchal, um investimento de mais de 05 milhões de euros que traz mais segurança às operações. Durante este ano, redefinimos os circuitos de passageiros na Gare Marítima do Funchal que foi totalmente equipada para receber os nossos visitantes, com todas as condições de conforto e segurança sanitária.

Em fase de conclusão, estão as obras de construção do edifício de apoio ao Cais 6 do Porto do Funchal e a reabilitação da sua envolvente.

No Porto Santo, as obras irão brevemente para o terreno, quer no porto, quer na marina.

Prosseguem as obras de reabilitação nos pequenos cais da região, sob jurisdição da APRAM. São investimentos efetuados através de contratos programa celebrados com o Governo Regional que totalizam mais de 13 milhões de euros, sem incluirmos o investimento que vai ser efetuado na Marina do Funchal que vai trazer uma zona de excelência à nossa cidade.

Isto significa que recomeçámos a chamada época alta de cruzeiros, com boas perspetivas, alicerçadas num planeamento rigoroso e na concretização de melhorias que se refletiram nas diferentes áreas sob a nossa jurisdição.

*Presidente do Conselho de Administração

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click