A Administração dos Portos da Madeira vai lançar concurso público este ano para a empreitada de requalificação e reabilitação do Cais da Ponta do Sol, cuja obra será comparticipada pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional da RAM 14-20.

Em outubro de 2017 foi aberto concurso para a elaboração do projeto técnico que terá de ser feito por especialistas na área da reabilitação de obras antigas, de forma a evitar a descaraterização da infraestrutura existente, permitindo que venha a ser classificado como património municipal.

O projeto técnico terá de desenvolver medidas para conhecer em detalhe todas as patologias que terão de ser intervencionadas, a nível estrutural – para garantir a segurança dos utentes do cais – e a nível arquitetónico – para assegurar a configuração, textura e cor originais. O projeto deverá também apresentar as metodologias de construção e especificar os materiais que deverão ser utilizados.

O Cais da Ponta do Sol foi construído entre os anos de 1848 e 1850 e integra a área de jurisdição da APRAM.

É um ponto de referência do concelho, construído junto à casa da guarda e da antiga prisão escavada na rocha, tendo sido projetado pelo engenheiro Tibério August Blanc.

Até finais do séc. XIX foi o porto secundário mais importante da Madeira, com um movimento médio anual de cerca de 8 000 toneladas de produtos da terra e granéis alimentícios, importados do Funchal para a população local. Em 1947, movimentou 25 798 passageiros, numa altura, em que a ausência de estradas em terra, fazia com que se optasse pelas estradas marítimas que ligavam os diferentes locais da região. Mas, além de ter servido para o embarque e desembarque de pessoas e bens, o Cais da Ponta do Sol funcionou também como troço do caminho real de ligação ao Lugar de Baixo, que se abriu posteriormente na rocha.

Trata-se de uma obra de engenharia hidráulica, construída por caixas murárias assentes num derrame lávico de composição máfica do complexo vulcânico superior. A principal caraterística arquitetónica é uma ponte em arco de pedra suspensa de volta quase perfeita que interliga a parte marítima ao promontório costeiro.

A planta original do projeto do Cais da Ponta do Sol mantem-se atualizada.

A obra de requalificação e reabilitação daquele cais permitirá rentabilizar e otimizar a exploração dos recursos turísticos e culturais da região. Será disponibilizada mais uma alternativa às embarcações marítimo turísticas que ali poderão acostar, criando assim um novo programa de atividade, além de preservar o património existente, devolvendo a dignidade merecida e valorizando o conjunto cénico da Vila da Ponta do Sol.

 

 

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click