JANELA ÚNICA LOGÍSTICA (JUL)

PROJETO Nº POCI-04-2655-FC-000008

APOIO NO ÂMBITO DO REGIME DE APOIO A INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTES (RAIT)

IMPLEMENTAÇÃO DA JANELA ÚNICA PORTUÁRIA III/JANELA ÚNICA LOGÍSTICA (JUPIII/JUL)

 


SÍNTESE DO PROJETO:

O Projeto tem como objetivo a implementação em todos os portos nacionais e de uma solução informática integrada suportada por uma nova versão da JUP (JUPIII) com a finalidade de atualizar e estender o sistema JUP a toda a cadeia logística, integrando os meios de transportes terrestres e desenvolver ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

A Operação permitirá assegurar uma maior fluidez da informação e aumentar a eficiência dos portos portugueses e das respetivas cadeias logísticas através da simplificação e desmaterialização dos procedimentos nos transportes no contexto nacional e internacional, a redução de custos administrativos e de tempos de trânsito de mercadorias e o aumento da eficiência e competitividade das cadeias logísticas.

Serão envolvidos no Projeto todas as administrações portuárias do Continente e Ilhas e os todos os atores relevantes que aceitem acompanhar a sua execução.


TRABALHOS A EXECUTAR:

O Projeto envolve a construção de um novo Modelo de Referência Nacional e a implementação da Janela Única Logística (JUL) em cada Administração Portuária, incluindo a instalação do Hardware e Software de base necessário ao seu funcionamento. A disseminação da JUL a nível nacional será precedida da execução de projetos-piloto nos portos da Madeira, Sines e Leixões, bem como a sua integração com a camada nacional. A Operação inclui ainda ações de gestão, coordenação e assistência técnica que se estenderão pelos 2 anos subsequentes.


PERÍODO DE EXECUÇÃO:

2018 e 2019


ESTADO DOS TRABALHOS:

Já foi adjudicado o concurso público internacional a um cluster de parceiros tecnológicos composto pelas seguintes empresas:
- Andrade Dias;
- Egapi;
- Indra Sistemas Portugal;
- Marlo;
- MitMyNid;
- Xperienz


No dia 5 de março de 2018 iniciaram-se os trabalhos para a 1ª fase do projeto – construção do modelo de referência nacional.

O equipa de projeto encontra-se a trabalhar já na 4ª fase do projeto - Testes e pilotos.

No iníco de abril de 2019, o 1º piloto da JUL arrancou em todos os portos da Madeira.

Atualizado em 03/04/2019

 

Janela Única Logística
FaLang translation system by Faboba