Projeto GREEN PORTS MADEIRA

Nome do projeto: Green Ports Madeira (ID: 101079667)

Valor do projeto: € 1 196 000,00 (com cofinanciamento de 50% da UE)

 

O projeto Green Ports Madeira

A APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. realizou, em conjunto com a EEM – Empresa de Electricidade da Madeira, S.A., uma candidatura ao mecanismo de financiamento europeu CEF – Connecting Europe Facility para a realização de um projeto que visa estudar as condições prévias para descarbonizar os três grandes portos da Região Autónoma da Madeira – o Porto do Funchal, o Porto do Caniçal e o Porto do Porto Santo.

Esta candidatura contou com apoio de vários intervenientes regionais e internacionais relevantes, entre eles o Governo Regional, a Câmara Municipal do Funchal, o operador de transporte de passageiros da linha regular entre a Madeira e o Porto Santo e a CLIA – Cruise Lines International Association, representante dos armadores da indústria de cruzeiro.

Por retratar os compromissos no âmbito dos objetivos climáticos da União Europeia no caminho para a neutralidade climática, bem como por permitir o estudo de estratégias para outros portos que se debatem com constrangimentos específicos frequentemente enfrentados pelas regiões ultraperiféricas decorrentes da sua localização geográfica remota, a candidatura recebeu avaliação muito positiva da UE, tendo sido aprovado o desenvolvimento do projeto Green Ports Madeira, com um valor orçamentado de € 1 196 000,00 e um apoio financeiro comunitário de 50%.

 

Objetivos 

O projeto Green Ports Madeira tem como objetivo principal o estudo da viabilidade técnica e económica da implementação de soluções de fornecimento de energia elétrica a navios atracados nos três principais portos da RAM. A este objetivo principal encontram-se adjacentes os estudos de produção de energia proveniente de fontes renováveis, bem como da implementação das infraestruturas com vista ao abastecimento de combustíveis alternativos aos navios que visitam a região.

 

Constituem também objetivo do projeto o desenvolvimento de estratégias para encontrar soluções sustentáveis para os terminais portuários da RAM, nomeadamente no que diz respeito a fontes de energia alternativas para abastecimento dos navios atracados e a soluções de baixas emissões multimodais, que permitam a redução de emissões de gases poluentes nas áreas portuárias.

 

Plano de Ação

O Green Ports Madeira possui uma duração prevista de 24 meses, encontrando-se, por isso, delineado em várias tarefas que visam o cumprimento dos objetivos delineados. Entre estes objetivos encontra-se a realização de vários estudos: 

 

  1. Portos como polos ecológicos multimodais: análise da implementação de estações de carregamento de veículos elétricos (automóveis, autocarros e camiões), contribuindo para a diminuição das emissões atmosféricas do transporte de passageiros e de mercadorias dentro das áreas portuárias;
  2.  Soluções para ampliação do fornecimento de energia de emissões-zero: estudo de soluções para a produção de energia centrada em fontes alternativas, nomeadamente renováveis, tais como solar, geradas pelas ondas e parques eólicos offshore. Envolverá ainda o estudo de reforço da rede existente para garantir a estabilidade da distribuição de energia e evitar falhas de fornecimento;
  3.  Soluções de fornecimento de energia elétrica a navios nos portos do Funchal, Caniçal e Porto Santo: estudo de soluções de fornecimento de energia elétrica a navios atracados nos três principais portos da RAM, incluindo infraestruturas, componentes e rede elétrica;
  4.  Adaptação dos grupos propulsores dos rebocadores e das lanchas de pilotos: estudo de soluções para a adaptação de rebocadores e lanchas de pilotos para funcionarem com combustíveis alternativos, bem como a adaptação das infraestruturas portuárias para apoiar o seu fornecimento;
  5. Estudo de impacto ambiental para os portos do Funchal, Caniçal e Porto Santo: análise das melhorias ambientais previstas com a implementação das soluções dos estudos do projeto.