Pelo terceiro ano consecutivo a Madeira está nomeada para os World Cruise Awards. Depois de ter conquistado em 2022 e 2023 o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, a Região volta a ser nomeada para o mesmo prémio, juntando agora uma segunda nomeação: Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.
As votações decorrem online no site da World Cruise Awards (https://worldcruiseawards.com/nominees/2024), entre os dias 20 de maio e 6 de outubro. Além da Madeira, estão nomeados para Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Dubrovnik (Croácia), Kotor (Montenegro), Lisboa (Portugal), Monte Carlo (Mónaco), Nice (França), Oslo (Noruega), Roma (Itália) e Southampton (Inglaterra).
Já para o prémio do Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, a ‘shortlist’ inclui o Cruise Center Steinweder (Alemanha), Flåm Port (Noruega), Kai Tak Cruise Terminal (Hong Kong), Port Montreal (Canada), Porto of Copenhagen (Dinamarca), Porto of Kiel (Alemanha), Valleta Cruise Port (Malta) e Victoria Cruise Terminal (Canada). Os vencedores serão conhecidos a 4.ª Gala Anual da World Cruise Awards, que decorre a 24 de novembro no Savoy Palace, no Funchal.
“Depois da Região ter conquistado o galardão nos últimos dois anos, voltar a receber uma nomeação para estes prémios, é um forte indicador do êxito da estratégia que o Governo Regional, através APRAM, S.A. [Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira], tem adotado para o setor do turismo de cruzeiros”, resumiu o secretário regional da Economia, Mar e Pescas, Rui Barreto.
O governante, que tutela os portos da Região, aponta o “enorme orgulho” da Madeira voltar a ser reconhecida internacionalmente, principalmente por uma indústria altamente competitiva, como é a do turismo de cruzeiros. “É um reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido por todos os agentes do setor, público e privados, e também um merecido prémio para todos os madeirenses que acarinham o turismo de cruzeiros que nos visita.”
Nesta época de cruzeiros 2023-2024 (setembro a maio) a Madeira continua a crescer, registando uma subida de 8,29% do número de passageiros desembarcados: 603.706 esta época, face aos 557.487 registados em 2022-2023. Isto apesar de uma ligeira descida no número de escalas: 255 esta temporada, e 286 na anterior.
Rui Barreto mostrou-se também satisfeito com inédita nomeação para Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade. “Vem premiar o compromisso que o Governo Regional e a APRAM, SA têm feito na sustentabilidade ambiental, e nos investimentos que têm sido concretizados para dotar os Portos da Madeira de maior eficiência energética.”
A APRAM, SA está a envolvida em diversos projetos que visam a descarbonização dos portos e a sustentabilidade ambiental, como o SHIFT2DC e o Green Ports Madeira. O primeiro, é um projeto internacional financiado pelo Programa Horizonte Europa com mais de 11 milhões de euros, que tem por objetivo a promoção de alternativas energéticas económicas e sustentáveis. Os Portos da Madeira são a única infraestrutura portuária europeia a participar, num projeto que reúne 30 entidades parceiras de 12 países. Já o Green Ports Madeira, um investimento de 700 mil euros, pretende em estudar a viabilidade e o impacto do desenvolvimento de infraestruturas de Onshore Power Supply (OPS) na descarbonização nos portos. As OPS vão possibilitar, por exemplo, que os navios atracados desliguem os seus motores ligando-se à rede elétrica, sem interrupção do funcionamento das máquinas e dos serviços de bordo, respondendo assim às metas ambientais estabelecidas para os próximos anos, pela indústria.
Em paralelo, a APRAM, SA investiu 14,9 mil euros num estudo para melhorar a eficiência energética dos edifícios da Gare Marítima do Porto do Funchal, Gare do Cais 6, Centro Náutico de São Lázaro e Cais 8. A perspetiva, passa por obter uma poupança anual na ordem dos 35 mil euros.
Fora dos portos, o compromisso ambiental da APRAM, SA com a Madeira tem sido também concretizado. Em abril, numa ação conjunta com a AIDA Cruises e com a Câmara Municipal do Funchal, a autoridade portuária regional subiu ao Parque Ecológico do Funchal, para uma ação de plantação de árvores, que contou com a presença da presidente do conselho de administração da APRAM, SA, Paula Cabaço. Uma iniciativa ambiental, que passará a assinalar o início e o fim da época de cruzeiros.
Os World Cruise Awards foram atribuídos pela primeira vez em 2021. Os prémios são considerados os ‘irmãos’ dos World Travel Awards, instituídos em 1993 e referidos como os ‘Óscares do Turismo’, nos quais a Madeira já venceu por oito vezes o galardão de Melhor Destino Insular da Europa e, por sete vezes, o de Melhor Destino Insular do Mundo.
Sobre a APRAM, SA:
Os Portos da Madeira, com uma localização privilegiada no Oceano Atlântico, são uma referência de longa data nas escalas de navios que percorrem as rotas transatlânticas. Com uma história que remonta ao século XV, o Porto do Funchal, como principal estrutura portuária da Região Autónoma da Madeira, transformou-se e inovou nos últimos 30 anos e apostou fortemente na componente turística, tornando-se em 2005 numa infraestrutura portuária exclusivamente para navios de cruzeiro, mega-iates, navios-escola e ou de guerra, recebendo ainda as grandes regatas. Em 2012 atinge valores recorde em número de escalas de navios de cruzeiro e passageiros, mas contribui consistentemente nos últimos anos para que a Região Autónoma da Madeira receba mais de meio milhão de turistas por via marítima.