QUEM SOMOS
RESPONSABILIDADE SOCIAL
REGULAMENTOS, NORMAS E RELATÓRIOS
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
PORTO DO FUNCHAL
PORTO DO CANIÇAL
EM CURSO
O número de navios de cruzeiro que pernoitaram nos portos do Funchal e do Porto Santo registou um aumento de 39,35% na temporada 2024/25 (1 de setembro a 31 de maio), face ao período homólogo. No total, passaram de 61 para 85 as escalas com pernoita. O número de passageiros também cresceu 28%, de 105.251 para 134.782, enquanto o número de tripulantes se manteve estável (37.261).
Os dados da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA) confirmam a atratividade das infraestruturas portuárias regionais para as companhias de cruzeiro e estão em linha com a estratégia definida pela Secretaria Regional da Economia para o setor.
Segundo a presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, este crescimento tem um efeito direto na economia regional: “Os navios que passam a noite no porto geram mais receitas, estimulam setores como a restauração, o comércio, a cultura e o lazer, e permitem que passageiros e tripulantes conheçam melhor a Madeira”. Em 2024, o setor dos cruzeiros representou 61,4 milhões de euros para a economia regional.
A maioria das pernoitas (69) correspondeu a uma noite, mas registaram-se também 15 escalas de duas noites e uma de sete noites, pelo navio Ocean Explorer, registado na Madeira.
Este desempenho reflete o trabalho desenvolvido pela APRAM na promoção internacional da Região, destacando as caraterísticas únicas dos portos da Madeira – como a proximidade ao centro do Funchal – e a excelência dos serviços portuários. A relevância crescente das overnights tem sido também um dos temas debatidos em fóruns internacionais da indústria, como a MedCruise ou a International Cruise Summit, nos quais a Madeira tem tido participação ativa.
“O turismo de cruzeiros vive um dos melhores períodos de sempre, e a Madeira tem sabido capitalizar este crescimento. O nosso objetivo é continuar a reforçar esta tendência, beneficiando a cidade e toda a Região”, acrescenta Paula Cabaço.
Em 2024, a Madeira ultrapassou pela primeira vez os 700 mil passageiros, fechando o ano com 728.604. Em 2025, a tendência mantém-se positiva, com o melhor primeiro trimestre de sempre: 266.964 passageiros, 92.903 tripulantes e 105 escalas.